No próximo dia 21/06 será comemorado o Dia Mundial do Skate, cuja data foi criada no ano de 2004 visando difundir a prática do skatismo como prática esportiva saudável. Em diversos lugares do mundo a data também tem servido para os adeptos do skatismos chamarem a atenção para a necessidade de ser destinado, pelo Poder Público, espaços adequados à sua prática esportiva, assim como para buscar a diminuição do preconceito que existe na sociedade quanto a este esporte, muitas das vezes vinculado ao consumo de drogas ilícitas, demonstrando-se que se trata de prática esportiva saudável e que pode ser utilizada pela juventude como prática esportiva voltada à integração social.
Em diversas cidades do Brasil a comemoração da referida data foi antecipada para o dia de hoje (17) por ser dia de domingo, em outras, como é o caso de Brasília, a data será comemorada no dia 21 mesmo, com a realização pela quarta vez consecutiva do “GO Skateboard Day”.
“A juventude não é uma época da vida, é um estado de espírito.”
(Samuel Ullman)
Independente da data em que deva se dar a comemoração do Dia Mundial do Skate, o que nos chama à atenção aqui em Maringá nesta data é a inexistência de políticas públicas do município voltadas à juventude de nossa cidade, a qual não recebe a devida atenção do Poder Público Municipal em suas demandas e tampouco lhe é reservado espaços públicos adequados, com opções saudáveis e acessíveis de práticas esportivas orientadas por profissionais de Educação Física das respectivas áreas esportivas.
O que existe é tão somente um pífio incentivo do município à participação dos jovens em jogos estudantis que, contudo, não tem o caráter inclusivo-social que haveria caso o nosso município fosse realmente dotado de políticas públicas municipais que tivessem como alvo direto os jovens localizados nos diversos grupamentos (tribos) em que estes se encontram inseridos. Os skatistas de nossa cidade, por exemplo, poderiam ser objeto de um “projeto piloto” a ser desenvolvido neste sentido, futuramente a abranger os ciclistas, os enxadristas, os nadadores e demais adeptos de práticas esportivas, sem acepção de classes sociais e de limitações de idade, buscando-se, assim, atender a “juventude” no seu conceito mais amplo possível.
A todos os skatistas de Maringá um ótimo Dia Mundial do Skate e à nossa juventude maringaense, tão abandonada pelo Poder Público, votos de que melhores dias venham ao seu encontro (texto: João Regiani).