Mês: outubro 2019
TJPR CONDENA ESCOLA A INDENIZAR POR ‘BULLYING’
EXTRAVIO DE BAGAGEM: CASAL EM LUA-DE-MEL SERÁ INDENIZADO
O QUE É A TECNOLOGIA 4.0?
A tecnologia 4.0 faz referência a quarta revolução industrial que está se dando nesta época.
Ela é resultado do surgimento de novas tecnologia mais complexas, como a inteligência artificial e a internet das coisas, que são capazes de dotar sistemas e equipamentos de funções aprimoradas e inteligentes em diversos setores da economia, produção, logística, estocagem e utilização ou consumo final de equipamentos e alimentos pelos consumidores.
A busca é por maior e melhor eficiência nos diversos segmentos produtivos e do comércio e serviços, indo desde a industrialização, negócios e a utilização final de produtos e serviços.
As tecnologias que estão sendo desenvolvidas como tecnologia 4.0 buscam acima de tudo permitir a troca de informações fluídas entre os diferentes atores das cadeias produtivas, industriais, comerciais, chegando no consumidor final.
Para que isto seja viabilizado está sendo desenvolvido um processo de convergência entre as diversas formas e plataformas de Tecnologias de Informação (TIs), bem como na área de automação industrial criando-se um ambiente físico-cibernético totalmente integrado onde a troca de informações entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas seja direta e intensa.
A partir de sistemas cyber-físicos, da Internet das coisas e internet dos serviços os processos de produção, logística, armazenagem e exposição a venda de produtos ficarão integrados permitindo fluidez e segurança nas informação sobre estes, rastreabilidade e eficiência na utilização de recursos naturais exauríveis, como por exemplo os recursos hídricos.
A revolução que será provocada pela agricultura e industria 4.0 impactará diretamente na qualidade e rastreabilidade dos produtos manufaturados e especialmente dos alimentos. A partir daí será possível realmente se saber se determinado produto realmente é orgânico ou não, se determinado produto realmente contém ou não determinado ingrediente (p.ex. glutém), bem como será possível identificar a origem de produção ou extração natural dos componentes de determinado produto, especialmente os de natureza alimentar.
Particularmente penso que o avanço e aprimoramento deste processo revolucionário industrial e produtivo será de grande valia para a melhoria da qualidade alimentar da população, uma vez que o processo de rastreabilidade dos alimentos será aprimorado e se tornará efetivo e mais confiável, de modo a permitir ao consumidor preferir ou preterir produtos alimentícios de acordo com a sua origem, processo de produção e real composição do seu conteúdo.
Estejamos atentos e ligados nos desdobramentos da revolução tecnológica 4.0, pois tem tudo a ver qualidade de vida, saúde e segurança alimentar das pessoas.

