POR QUE O EMPREENDEDOR DEVE PRIORIZAR A BUSCA PELO CRÉDITO DE FOMENTO? A J. REGIANI CONSULTORIA PODE AJUDAR.

Em tempos de pandemia e de crise econômica como a que estamos vivenciando é comum as pessoas e empreendimentos passarem por dificuldades de ordem financeira e de ampliação do endividamento.

É certo que em situações assim em especial os empreendimentos necessitem de planejamento financeiro estratégico e eficiente a fim de superarem a crise, continuarem vivos no mercado e reforçarem as suas condições operacionais para ganharem competitividade.

Dentre os cuidados a serem tomados deve-se privilegiar a correta gestão interna do negócio, com a adoção de práticas aprimoradas para a melhor utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros do negócio, bem como dar importância à tomada de decisões assertivas baseadas em estudos econômicos, contábeis e em análises constantes do mercado relacionado ao respectivo nicho de atuação.

Em suma, todas as ferramentas de boas práticas de gestão de negócios devem ser utilizadas. Para isto, sem dúvida, o empreendedor deve se amparar em profissionais especializados nas diversas áreas de gestão.

Uma das áreas que ganhou enorme relevância neste momento de crise econômica é justamente a de planejamento financeiro para acesso ao crédito. Explico.

Com o advento da crise um dos relevantes problemas a serem superados nas empresas diz respeito, primeiramente, a não descapitalização dos negócios, com a manutenção do capital de giro contábil em níveis ideais a fim de dar sustentação financeira às suas operações. Outro aspecto, a necessidade apresentada por muitos empreendimentos de ampliarem as suas estruturas, mesmo em período de crise, diante das peculiaridades favoráveis detectadas no respectivo segmento (nicho) de atuação.

Com cenário assim diversas instituições financeiras tradicionais (bancos comerciais) se arvoraram no mercado oferecendo crédito às empresas em condições extremamente desvantajosas a estas. Na maioria das vezes, além do custo caro, condicionando a sua concessão a venda casada de produtos bancários (seguros, previdência privada, consórcios, etc).

O que fazer num cenário como este visando escapar deste tipo armadilha?

Sem dúvida que a resposta mais prudente e adequada é dizer que o melhor caminho é o empreendedor buscar consultorias que saibam como estruturar operações financeiras junto aos denominados bancos de fomento, como BRDE, BNDES e Fomento Paraná.

Estas instituições adotam um comportamento bem diferente dos bancos comerciais ou de varejo. Para conceder crédito às empresas não forçam a venda de produtos bancários, até porque não os possui para venda, trabalham com margens de lucros (‘spreads’ bancários) bem menores que os bancos comerciais, além do que concedem prazos mais alongados e maiores carências que estes. Mais, em situações que imponham às empresas necessidade de renegociações de dívidas são mais flexíveis e menos hávidos por se utilizarem destas situações para “sangrarem” os empreendedores.

A J. REGIANI CONSULTORIA PARA O CRÉDITO DE FOMENTO tem uma equipe técnica amplamente preparada para auxiliar a sua empresa a acessar o crédito de fomento menos oneroso e mais favorável aos objetivos do seu negócio. Mantenha contato conosco para que possamos ajudar o seu empreendimento a acessar as linhas de crédito subsidiados e de longo prazo mais em conta do mercado financeiro.- (44) 991128800 celular e WhatsApp.